O Programa
O Programa de intercâmbios “É prá lá que eu vou” é uma ação da Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba que conta com a participação de jovens de dezoito a vinte e nove anos, estudantes da FEFISO e/ou Associados da ACM. O propósito deste programa de intercâmbio é propiciar aos nossos jovens uma interação com movimentos Acemistas das Américas Latina e do Norte, pelo viés prático da intervenção nos programas oferecidos por essas localidades. É também uma forma de evidenciar a contribuição efetiva para o seu empoderamento e capacitação profissional através da vivência com realidades distintas das nossas, fato relevante para a formação de futuros licenciados e bacharéis. Ao longo dos últimos quatro anos foram atendidos 24 jovens, com intercâmbios com o Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Argentina e Uruguai. Dos participantes, 14 se tornaram colaboradores da ACM de Sorocaba, dado significativo para justificar que o trabalho missionário realizado através do intercâmbio é uma experiência que caracteriza as Associações Cristãs de Moços em todo o mundo, desde a sua gênese até o presente e causa um impacto transformador.


Depoimentos de quem já participou

Com a oportunidade que a FEFISO-ACM Sorocaba me proporcionou em realizar o Intercâmbio Internacional, pude crescer como pessoa e no meu futuro profissional, e assim adquirir novos conhecimentos, através de todas as experiências que vivenciei. Para concretização desse sonho #ÉPRALÁQUEEUVOU, houve uma contagem regressiva de aproximadamente 10 meses (Maio á Fevereiro) e que nunca chegava o tão esperado dia 02/02/2017, onde a ansiedade se manifestava e desde o principio a contagem progressiva para que esses dois meses jamais acabassem. Esses meses que vivi no México foi uma grande conquista, estando em outro país, com diferença de horário, outro idioma, outra família, novos amigos, um grande desafio estudantil, costumes típicos, ou seja, em 59 dias sendo uma típica mexicana e desfrutando dessa maravilhosa cultura. Temos que nos permitir sem medo dos novos desafios que aparecem, sendo cada oportunidade que apareça agarrar e aproveitar cada momento como se fosse o único, não deixando nada para depois! “Posso tentar explicar todos os acontecimentos, mas só vivenciando e sentindo para saber a emoção e gratidão que é passar dois meses no México. Uma experiência única e inesquecível, que levarei sempre na minha memória e em minha vida profissional!”
Monique Camargo Intercâmbio México

Como descrever a experiência que vivi na ACJ de Salto-Uruguay? Foram tantos momentos de aprendizagem, sensações únicas, desafios e foram feitos grandes laços de amizade, como se tivessem próximos a muito tempo, é tão complexo e envolve tantos sentimentos. Passar um mês nesse país foi certamente entender que somos capazes de enfrentar todas as situações, aprendendo a vencer as nossas inseguranças e buscando sempre o empoderamento. O intercâmbio “É PRA LÁ QUE EU VOU” possibilita essa grande bagagem, uma oportunidade pra toda vida. Mas encontrei uma maneira simples de explicar, acredito que nenhum de nós é somente um inteiro, são diversas partes que constituem e formam a nossa personalidade e vida. Partes como: Deus, família, amigos e uma grande instituição que instrui e confia nos seus alunos, a ACM/FEFISO. Sou eternamente grata!“É pra lá que eu vou me empoderar, deixar um legado e ser marcada pelas pessoas”
Milena Amaral Intercâmbio Uruguai

Eu passei 60 dias em Montevideo, no Uruguai, eu conheci os pontos turísticos da cidade, conheci uma das cidades mais bonitas do planeta, aprendi sobre uma nova cultura, conheci gente que eu nunca pensei que ia conhecer, mas, acima de tudo, esse intercâmbio que a Fefiso/ACM me proporcionou se tornou uma jornada de autoconhecimento acima de todas as expectativas. Eu particularmente sempre tive o sonho de fazer um intercâmbio desde os tempos de ensino médio e essa oportunidade sempre acabava escapando, quando me inscrevi no “E pra lá que eu vou” eu jamais imaginei que estaria escrevendo isso para vocês hoje. Eu me vi exercendo e aprendendo minha profissão em um outro país, eu representava a instituição, a faculdade, nosso país em um lugar totalmente desconhecido para mim; e meus amigos é uma sensação que só quem vive isso aqui entende. Quem tiver essa oportunidade não a perca, eu te garanto, você descobre um mundo novo de possibilidades, para sua profissão e pra quem você é. Serei eternamente grato por essa oportunidade que a Fefiso/ACM me deu. E é isso, eu já fui, agora passamos a bandeira pra você.... pra onde você vai?
Hugo Serafim Intercâmbio Uruguai

Fui contemplada em participar do programa É PRA LA QUE VOU, onde pude perceber que podemos e devemos desenvolver nosso empoderamento. Empoderamento esse que não só utilizei com as crianças, adolescentes e adultos da ACJ de Salto Uruguai, mas também nos nossos dia a dia, com nossa família, no ambiente de trabalho e na nossa comunidade. Esse intercâmbio me fez enxergar as pequenas coisas com outros olhos, com outros sentimentos, desenvolvi habilidades que não imaginava que possuía e compreendi o significado da palavra voluntário, acredito que deixei uma marquinha na vida daquelas crianças, como também jamais esquecerei aqueles rostinhos e sorrisos encantadores. Obrigada FEFISO, ACM SOROCABA e ACJ SALTO por poder servir com amor e satisfação. “Pois nem mesmo o filho do homem veio para ser servido e sim para servir a todos’’. Marcos 10:45.
Jéssica Lançoni Intercâmbio Uruguai

Através da ACM pude ter a oportunidade de viver dois meses na Cidade do México, onde passei por momentos únicos e simplesmente indescritíveis. Conheci pessoas novas, uma cultura nova e tive um crescimento muito grande tanto na minha vida profissional quanto na minha vida pessoal. Essa experiência superou todas as minhas expectativas, na qual sabia que passaria por muitos desafios, como o novo idioma, o modo de estudar dos mexicanos, como viver em uma das maiores metrópoles do mundo, etc. Mas, tudo isso foi superado com tranquilidade, pois as pessoas ao meu redor (família que me hospedou, alunos e professores da Universidade) me ajudaram e me deram suporte em tudo. Foram 60 dias que marcaram a minha vida, levarei essa experiência e aprendizado pela vida toda, sou muito grato a ACM por me proporcionar esse intercâmbio.
Israel Andrade Intercâmbio México

Com o intercâmbio evolui pessoalmente e profissionalmente, onde passei a ter mais confiança em mim e aprendi a dar mais valor nas mínimas coisas e nas mínimas emoções. Fiz verdadeiros amigos que levarei comigo para toda minha vida, agradeço a ACM Sorocaba por ter me dado essa oportunidade de vivenciar essa experiência incrível. Nos esportes busquei levar o modo que trabalhamos aqui na ACM Sorocaba, que é o enquadramento lúdico e construtivo buscando sempre a socialização e o desenvolvimento dos valores e o prazer de jogar. Já no acampamento que se encontrava em uma praia, aprendi muito com os peruanos, colombianos e alemães que lá estavam, onde todos os dias tínhamos o desafio de surpreender nosso público com atividades recreativas, integrativas e radicais como por exemplo uma descida nas dunas. Me senti em casa em Lima-Peru, com um povo muito receptivo e apaixonado pelos brasileiros facilitou minha adaptação na língua, culinária e cultura.
Beatriz Santos Intercâmbio Peru

A oportunidade do Intercâmbio para a Colômbia fez com que eu pudesse conhecer e conviver com pessoas que tem como único objetivo fazer a vida de crianças e adolescentes ser mais segura e digna. Essa experiência me fez crescer tanto na parte pessoal quanto profissional, agregando consciência e responsabilidade social na minha forma de enxergar o mundo. Tenho que agradecer a FEFISO, ACM Sorocaba e ACJ Bogotá, pela chance de poder fazer mais pelo outro, aplicando conhecimentos adquiridos na Faculdade.
Klaus Zagato Intercâmbio Colômbia

Com o intercâmbio evolui pessoalmente e profissionalmente, onde passei a ter mais confiança em mim e aprendi a dar mais valor nas mínimas coisas e nas mínimas emoções. Fiz verdadeiros amigos que levarei comigo para toda minha vida, agradeço a ACM Sorocaba por ter me dado essa oportunidade de vivenciar essa experiência incrível. Nos esportes busquei levar o modo que trabalhamos aqui na ACM Sorocaba, que é o enquadramento lúdico e construtivo buscando sempre a socialização e o desenvolvimento dos valores e o prazer de jogar. Já no acampamento que se encontrava em uma praia, aprendi muito com os peruanos, colombianos e alemães que lá estavam, onde todos os dias tínhamos o desafio de surpreender nosso público com atividades recreativas, integrativas e radicais como por exemplo uma descida nas dunas. Me senti em casa em Lima-Peru, com um povo muito receptivo e apaixonado pelos brasileiros facilitou minha adaptação na língua, culinária e cultura.
Lucas Belchior Intercâmbio Peru

O programa de intercâmbio contribuiu muito com a questão da minha autonomia e com novos conhecimentos, mesmo sendo um país próximo da nossa realidade foi uma nova cultura e uma nova língua. O mesmo assunto é abordado de forma diferente, sendo assim toda didática muda, isso nos enriquece e nos faz buscar novos desafios, nossa visão passa a ser ampliada, você começa a olhar tudo de outra forma.
Cesar Augusto Intercâmbio Uruguai

Sem dúvida alguma a melhor e maior experiência pessoal e profissional que pensei em ter algum dia. Esse um mês fora de casa, sem dormir na minha cama foi ímpar, e nem que eu quisesse descrever... isso seria impossível. Foi um momento que levarei por toda minha vida. Um mês intenso, onde mais do que aprender queria ensinar tudo que já aprendi. Conheci pessoas maravilhosas, e hoje posso dizer que tenho mais que amigos, irmãos e familiares na Argentina.

Foi pra lá que eu fui fazer a diferença, levando um pouco de todos que passaram por mim, e agora trazendo um pouco de todos os argentinos comigo, porque todos somos um.
Daniele Alves Intercâmbio Argentina

Vivi uma experiência de trabalho voluntário internacional na ACJ (Associacion Cristiana de Jovenes) de Salto Grande Uruguai, essa experiência foi possível através de uma parceira que existe entre as ACMs da América Latina. A ACJ de Salto Grande tem uma estrutura pequena mas em constante evolução e seu forte é o trabalho com crianças carentes (niños de la calle) e as colônias de verão e inverno, desenvolvi um trabalho com o judô tanto com as crianças carentes quanto com as crianças da colônia de verão. Creio que essa experiência me ajudou muito a crescer tanto como pessoa, quanto como profissional, é algo que levarei para o resto da vida e espero que os próximos que forem premiados em ter essa experiência aproveitam como aproveitei esse momento maravilhoso.

É pra lá que eu vou tentar fazer a diferença na vida das pessoas
Bruna Passos Intercâmbio Uruguai

Tive a oportunidade de realizar um intercâmbio internacional para a cidade de Lima/Peru, junto com mais quatro amigos. Participar desse programa foi um divisor de águas, agregando diversos aprendizados tanto para o lado profissional como pessoal, que serão levados por toda a vida. Apesar do pouco tempo que estive lá, conheci pessoas maravilhosas e cultivo amizades até hoje com alguns, aproveitei o máximo e pude fazer parte de experiências encantadoras, sem igual, e ainda tenho aquela sensação de “quero mais”. Espero ter feito a diferença, já que essa é a intenção do programa e dos participantes.

O programa É pra lá que eu vou é uma experiência ímpar, que enriquece e muda a vida de quem o faz. Tenho certeza que foi um divisor de águas em minha vida pessoal e profissional. Agradeço a todos envolvidos. Obrigado YMCA Sorocaba e YMCA Lima.
Elton Deivid Intercâmbio Peru

Experiência única, uma oportunidade inigualável para conhecer uma nova cultura, novas pessoas, novos métodos de trabalho, novos ideais. Posso dizer que foi com minha experiência em Lima que pude realmente compreender a verdadeira dimensão da ACM, onde pude conviver não apenas com os peruanos, como também com pessoas do Chile, Colômbia, Alemanha, bem como seus trabalhos em cada ACM. O intercâmbio também pode ser entendido como uma grande oportunidade para o autoconhecimento, onde se enfrenta situações e experiências que te marcarão por toda vida.

Sou profundamente grato pela oportunidade de ter participado desta experiência que influenciou em minha formação profissional e pessoal!
Luís Fernando Intercâmbio Peru

Ao realizar o intercâmbio, não tive dúvidas de que passei por momentos únicos. Sensações maravilhosas e experiências pra vida toda. Durante dois meses vivendo no México, passei por desafios esperados e inesperados. Conheci pessoas fantásticas, diferentes lugares e uma cultura riquíssima. O desafio de viver com um novo idioma e novos costumes, me proporcionou um enorme aprendizado. À medida que os dias se passavam, eu me surpreendia comigo mesma, superava meus limites e meus medos, e aprendia através de erros e acertos. Passei por experiências nunca vividas antes, dentre elas, o mergulho no mar e a apresentação de dança na TV mexicana. Simplesmente indescritível! Ao voltar para o Brasil, me senti mais confiante e preparada para novas conquistas. Venci as maiores fraquezas que eu tinha antes em relação ao intercâmbio. Trouxe comigo uma experiência única, incapaz de ser descrita com palavras. Laços de amizade e o carinho de uma família. Posso dizer que esse intercâmbio foi um grande sonho realizado pela ACM!

É pra lá que eu vou representar meu país, buscar conhecimentos, realizar um sonho e me capacitar para o mundo!
Licele de Fátima Intercâmbio México

Experiência única, pessoas mágicas, lugares incríveis, sensações e sentimentos inexplicáveis, historias inenarráveis... Algo que trago comigo e levarei para o resto de minha vida. Obrigado YMCA pelas oportunidades, obrigado ACM Sorocaba por acreditar no meu esforço e trabalho, obrigado ACJ Peru por cada momento vivido e por cada sorriso por onde eu passava. Feliz demais por viver tudo isso, e me sentir como me sinto! Gracias!

É pra lá que eu vou onde as pessoas nos ensinam com sua realidade, transformando e agregando em nossos princípios e valores, mostrando-nos na prática a amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo.
Henrique Bom João Intercâmbio Peru

A perspectiva de se realizar uma viagem de intercâmbio com absoluta certeza é algo que nos oferece o famoso "frio na barriga"! Há quem diga que sente como se houvessem borboletas no estomago! E devo concordar que estes são sintomas reais e inevitáveis! Porém, quando essa perspectiva vem acompanhada de uma história de mais de 170 anos em experiência de empoderamento pessoal é reconfortante poder ao menos fazer parte da construção de um novo capítulo nessa gloriosa história. Estar no Uruguai durante 2 meses podendo compartilhar experiências pessoais e profissionais foi sem dúvida alguma um dos momentos mais significativos que a ACM Sorocaba me proporcionou, justamente por ter a certeza de que em momento algum durante este tempo eu e minha parceira de viagem estivemos desamparados, seja pela receptividade e solicitude dos uruguaios ou pela organização e estrutura oferecida pela nossa "ACM matriarca". Foram 2 meses somente, porém com a magnitude de uma vida toda! Obrigado ACM/FEFISO Sorocaba! "Para que todos sejam um!"

Não tenha medo das novas ideias, elas podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Vitor de Castro Intercâmbio Uruguai