O Programa
O Programa de intercâmbios “É prá lá que eu vou” é uma ação da Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba que conta com a participação de jovens de dezoito a vinte e nove anos, estudantes da FEFISO e/ou Associados da ACM. O propósito deste programa de intercâmbio é propiciar aos nossos jovens uma interação com movimentos Acemistas das Américas Latina e do Norte, pelo viés prático da intervenção nos programas oferecidos por essas localidades. É também uma forma de evidenciar a contribuição efetiva para o seu empoderamento e capacitação profissional através da vivência com realidades distintas das nossas, fato relevante para a formação de futuros licenciados e bacharéis. Ao longo dos últimos quatro anos foram atendidos 24 jovens, com intercâmbios com o Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Argentina e Uruguai. Dos participantes, 14 se tornaram colaboradores da ACM de Sorocaba, dado significativo para justificar que o trabalho missionário realizado através do intercâmbio é uma experiência que caracteriza as Associações Cristãs de Moços em todo o mundo, desde a sua gênese até o presente e causa um impacto transformador.


Depoimentos de quem já participou

Tudo começa com um sonho lá no 1º semestre, no qual conheci duas garotas, no acampamento de treinamento de liderança (para representantes de sala) recém-chegadas do México ( Monique e Vitória), tão pouco sabia eu, que Deus reservava o “mesmo” caminho que o delas, mas ali nasceu o desejo em ser selecionado no processo do É PRA LA QUE EU VOU, e representar nosso pais em um outro lugar. Em 2018 efetuei a primeira tentativa no processo, porem não era o momento certo, mas através do mesmo, foi possível de ver o quanto Deus estava escrevendo meus caminhos, pois de uma forma bem particular, pude perceber a sua presença. Tendo já vivenciado um processo, em 2019 participei novamente, sendo uma pessoa/aluno/amigo ainda melhor do que já era no processo anterior, e NUNCA tive curiosidade vontade de pegar em mãos alguma lembrança trazida por algum dos intercambista e tomar foto, porem em 2019 foi diferente, peguei uma mascara de luta livre que Caio trouxe ao retornar de sua ida ao México com Elder. Foi se passando as etapas do processo, e chegou o tão esperado dia do anuncio (19/10/2019), restava somente um nome mais a ser anunciado, e todos os países que seriam para trabalho voluntário (no qual eu acreditava que seria um dos postulantes) já haviam sido mencionado os selecionados, restava apenas México, e quem recebeu esta missão fui eu. Representar a Fefiso-Sorocaba na Universidad YMCA na Cidade do México, foi uma das melhores coisas que já me aconteceram, pois jamais me enxerguei sendo selecionado a estudo, mas agora sei, que DEUS já tem toda nossa historia escrita e sabe o que é o melhor, e com muito orgulho e honra estive a imergir de uma forma intensa na cultura, comida, idioma, fuso horário, clima e estudo por 2 meses, retornando com uma parte mexicana dentro de mim. De tudo que pude viver, lhes digo, emanem a sua essência por onde passar, digo isso pois hoje, sinto falta dos amigos que estive a fazer, da família na qual vivi por 2 meses em sua casa, e que hoje é minha família mexicana, dos professores e todo o conhecimento que puderam me passar. Serei sempre muito grato a todos que estiveram ao meu lado no antes, durante e pós intercambio, pois sem sombras de duvidas, hoje sou uma pessoa melhor, com novos pontos de vistas acadêmico, social, cultural. Vivam, sejam resilientes, e JAMAIS abandonem os vossos sonhos. Com muito orgulho EU FAÇO FEFISO.
João Luiz L. de Moura Intercâmbio México

Foi a realização de um sonho ter tido a oportunidade de representar a FEFISO/ACM no Uruguai/Montevidéu e aprender muito por lá! Foram 2 meses de uma jornada incrível, com uma cultura e idioma diferente, lugares incríveis e pessoas maravilhosas que jamais vou esquecer. A ACJ/IUACJ de Montevidéu nos acolheu de braços abertos, com muito carinho e amor, me ensinaram muito com cada matéria que vivenciei, com professores excelentes, me ajudaram muito na realização de um artigo que eu estava realizando no período do 7º semestre e sou extremamente grata por tudo! Além dos estudos, a ACJ nos deu a oportunidade de participar de um acampamento familiar e um acampamento cristão, realizados no “CAMPAMENTO ARTIGAS”, lá tive o prazer de ensinar um pouco do que eu sabia e também aprender muito com os líderes de lá. Através de toda essa experiência eu pude perceber o quanto isso me agregou no âmbito profissional e pessoal, palavras não são o suficiente para demonstrar o tamanho da minha gratidão pela FEFISO/ACM por me permitir vivenciar momentos tão incríveis como esses. “#ÉPRALÁQUEEUVOU nos faz ter uma experiência única, onde nos mostra com clareza o quanto a YMCA se expandiu pelo mundo e assim estendendo entre todos o reino de Deus”.
Évelin Belchior Intercâmbio Uruguai

Tudo começou quando me escrevi no É PRA LA QUE EU VOU da ACM-FEFISO, onde passei por diversos encontro, aprendi muito, me surpreendia cada vez mais comigo mesmo, e chegando nos últimos encontros, tive o prazer de ser um dos escolhidos, e o meu destino era Portugal. Bom, vou tentar relatar com poucas palavras o que foi passar 43 dias em uma ACM de outro país, trabalhando com atividades que eu jamais tinha feito, com muitos obstáculos, sendo um deles a língua, mesmo sendo português, era muito difícil de entender, pois utilizam palavras que nós não utilizamos tanto no nosso dia a dia. Trabalhei com escalada, rapel, canoagem, jogos cooperativos, jogos de orientação e muito mais. De todas as atividades, a qual eu mais tinha medo era a canoagem, pois estava com uma criança junto da minha canoa, mas foi a que eu mais gostei. O pessoal que me acolheu, que me ajudo, sou muito grato a todos. Agradeço primeira mente a Deus pela oportunidade, aos meus pais por me ajudarem muito, e a ACM-FEFISO por ter me escolhido para representa-la em outro país.
Lincon Campos Intercâmbio Portugal

É difícil em palavras descrever o que é realizar o intercâmbio do É Pra Lá Que Eu Vou, poderia passar horas e horas escrevendo e mesmo assim não seria possível expressar tudo o que vivenciei. Nunca vou esquecer do momento em que meu nome foi anunciado para realizar o processo, meu mundo simplesmente parou e desde então os dias não passavam e a ansiedade só aumentava. Tive a honra de poder representar a FEFISO no Instituto Universitário da ACJ de Montevidéu, Uruguai, onde passei dois meses estudando e compartilhando experiências que marcaram minha vida. Foram 60 dias vivendo intensamente, abraçando todas as oportunidades oferecidas e enfrentando diversos desafios que me fizeram entender o que é sair da zona de conforto e dessa forma, pude compreender que cada aula realizada era uma conquista, cada trabalho desenvolvido era uma vitória e cada dia era um novo aprendizado. Foi uma jornada de autoconhecimento e empoderamento, que me fez crescer como pessoa e como profissional. Não encontro palavras para agradecer a ACM/FEFISO Sorocaba pela oportunidade que me foi oferecida, nunca imaginei que um dia teria a possibilidade de realizar um intercâmbio, mas com a ACM Sorocaba esse sonho se tornou realidade e eu compreendi que quando nos esforçamos para alcançar nossos objetivos e somos gratos pelo o que temos, tudo se torna possível.
Maria Luiza Intercâmbio Uruguai

Tentando fazer um retrospecto dos 2 meses que tive a honra e o prazer de junto com minha amiga Maria Luiza Mendes poder representar a FEFISO – ACM Sorocaba e todos os nossos companheiros no Instituto Universitário da ACJ de Montevidéu, me pego perguntando se tudo isso não foi um sonho. Foram 2 meses de muita intensidade em que tivemos a oportunidade de imergir completamente em uma nova cultura, e sair completamente da nossa Zona de Conforto e com isso, ter a oportunidade de expandir meus horizontes pessoais e profissionais. Passar 60 dias fora do aconchego e da comodidade da casa e das asas dos meus pais, sendo a todo momento desafiada seja a quebrar a barreira idiomática, seja para cumprir com todas as tarefas e atividades acadêmicas me aprender a lidar com as minhas dificuldades e inseguranças e, mais que isso, me fez acreditar muito mais em mim e que eu sou capaz de realizar coisas que antes nunca havia pensado que conseguiria. É tão incrível poder fazer parte de uma instituição acredita e confia em nós para levar o nome da FEFISO-ACM Sorocaba para além das fronteiras, isso me faz compreender o real sentindo da Missão da YMCA/ACM/ACJ de empoderamento jovem. Posso tentar explicar, detalhar, mostrar fotos e vídeos das coisas que aprendemos e conhecemos, mas nada pode descrever com a real intensidade do que é passar por essa experiência.
Pâmela Mello Intercâmbio Uruguai

ARGENTINA, sim!! Através do incrível programa "É Pra Lá Que Eu Vou" passei 30 dias trabalhando na Argentina, nas cidades de Escobar e Monte Hermoso, com os jovens do corpo de líderes. Uma experiência única de estar num acampamento cercada de pessoas sedentas por atividades e com muita energia. Essa experiência transformou minha vida de uma forma inexplicável, me proporcionou muito autoconhecimento e me deu de presente amigos argentinos. Minha forma de trabalhar e de ajudar as pessoas foi transformada completamente! Ter a chance de deixar sua marca em outro país com muito trabalho e amor, sem duvidas somente essa maravilhosa instituição, que nos forma como profissionais e cidadãos melhores. Foi um sonho entrar na faculdade e outro maior ainda participar do intercâmbio, na FEFISO ambos foram realizados. Orgulho em pertencer e representar a FEFISO/ACM. Levo no peito pra sempre.
Juliana Faria Intercâmbio Argentina

Descrever minha experiência de 30 dias em Lima-Peru é algo muito fácil e ao mesmo tempo difícil. Dizer que foi maravilhoso é fácil para mim, mas pouco para quem lê, somente vivenciando para poder dizer o quão incrível é. Posso dizer com toda certeza que mudou minha vida em todos os aspectos profissionais e pessoais. Conheci pessoas que marcaram minha vida e eu espero muito reencontra-las um dia. Convivi com Peruanos, Colombianos, Alemães, e Holandeses e sabe de uma coisa? Aprendi muito com cada um deles. Afirmo com toda certeza que a família ACM cumpre sua missão e se estende por todo mundo, e eu tenho orgulho em fazer parte dela. Minha eterna gratidão a ACM Sorocaba-Fefiso.
Pamela Santos Intercâmbio Peru

Falar hoje da FEFISO-ACM Sorocaba acaba sendo um pouco suspeito, pois foi ela que me deu essa oportunidade maravilhosa de intercâmbio, cheguei na faculdade por intermédio do professor Evandro, que me ajudou muito sabendo que eu não tinha condições financeiras. Eu me sinto como se todos fizessem parte da minha família, porque sempre tive o desejo de fazer Educação Física e o sentimento que tenho é de estar chegando em casa quando venho a FEFISO-ACM Sorocaba, que a cada dia traz uma nova oportunidade. Passei por um longo processo de intercâmbio É PRA LÁ QUE EU VOU, no qual aprendi muito e no final fui contemplado para representar a FEFISO na Colômbia. Quando cheguei lá tive um pouco de dificuldade com a língua, mas Graças a Deus quatro dias depois já falava melhor, fizemos muitas atividades, dançamos, brincamos, trabalhamos muito, choramos, nos alegramos e fizemos muitas amizades na ACJ-Bogotá que nos recebeu muito bem. Neste período de trinta dias que estive na Colômbia aprendi a amar mais o próximo, a respeitar as dificuldades dos outros, aprendi que realmente como está escrito na bíblia “tudo é possível ao que crê”, percebi que tenho um potencial e que foi moldado neste experiência, enfim passei a ser mais humano. A FEFISO-ACM com o processo de intercâmbio É PRA LÁ QUE EU VOU tem empoderado muitas pessoas, assim como eu, você pode ser o próximo. EU FAÇO FEFISO faça você também.
Firmino Barbosa Intercâmbio Colômbia

Antes que ler este texto, quero deixar uma pergunta para refletir; Quando eu não tenho tempo, é por que não posso ou é por que não quero?
Quero agradecer a Deus, FEFISO / ACM Sorocaba por participar do programa “É PRA LÁ QUE EU VOU” e também agradecer ACJ de SALTO GRANDE – URUGUAI por estar um mês trabalhando com todos. Bom foram 30 dias do intercâmbio no Uruguai mas com um “gostinho de quero mais” e com convicção de um trabalho bem feito, posso usar muitas palavras em relação de tudo o que aconteceu neste período, é somente vivendo esta oportunidade única para saber. Conhecer uma cultura, comidas, como trabalham, locais históricos, pessoas e idioma, foi enriquecedor, pessoas receptivas e carinhosas foi tranquilo me adaptar-se ao ambiente, como um profissional de Educação Física sempre diz que, sempre temos que sair da nossa zona de conforto e superar uma resistência com excelência, mais uma peça fundamental foi o EMPODEREMENTO que FEFISO / ACM Sorocaba me ensinou como aluno, pessoa e entender a MISSÃO das ACM/YMCA ou ACJ que é: Estender o Reino de Deus, e Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. João 17:21.
Gladson Silva Intercâmbio Uruguai

Somos capazes de ter um amadurecimento incrível durante faculdade, ambição de alcançar muitas coisas, vem evoluindo junto com você. Primeira delas é demonstrar quem você é e para que veio, deixar suas escolhas amostra: decidido. O experimentar é algo incrível, quando você se permite faz com que evolua ainda mais, que evolua o saber, o conhecimento, a prática, o treino e a bagagem. Sou muito grato pelo um mês mais que proveitoso que passei em YMCA PERÚ. Agradeço a todos da família ACM/FEFISO pela oportunidade. E eu vou voltar com toda a certeza absoluta!! Gracias =)
Raul Lopes Intercâmbio Peru

Experiência única, abençoada e TRANSFORMADORA! Fui selecionada pelo programa É PRA LÁ QUE EU VOU e viajei para o Peru à trabalho. Saí da zona de conforto, conheci uma nova cultura, aprendi uma língua diferente e compartilhei momentos inesquecíveis com pessoas incríveis. Através do intercâmbio vivi um grande processo de autoconhecimento, evoluí profissionalmente e acima de tudo como ser humano. Pude compreender melhor o verdadeiro significado do voluntariado e do amor ao próximo, pois junto dos Peruanos, Colombianos, Alemães e Chilenos, trabalhei em prol de um único motivo, servir e melhorar a vida das pessoas. Desta forma, fortalecemos uns aos outros e formamos uma linda família! Agradeço a Deus por me capacitar e por cada momento proporcionado por essa viagem! Grata a essa associação que tem me transformado desde o momento em que iniciei nela os meus estudos. MEU CORAÇÃO SERÁ SEMPRE ACM FEFISO! SONHO REALIZADO!
Amanda Brondane Intercâmbio Peru

Os 30 dias mais intensos e inesquecíveis da minha vida, graças ao programa de Intercambio “É PARA LÁ QUE EU VOU” que a ACM/FEFISO Sorocaba proporciona a seus alunos, fui escolhido para representar nossa instituição por 1 mês na cidade de Bogotá na Colômbia, onde pude desfrutar de experiências incríveis que me fizeram crescer profissionalmente e pessoalmente. Passei por vários projetos que a ACJ- Bogotá abrange, em todas o trabalho social é muito forte, apliquei o que aprendi em nossa faculdade, levei a saúde e o esporte para prevenir que crianças e adolescentes em zonas de vulnerabilidade se percam pelo caminho, foi realizar um trabalho muito gratificante, onde consegui deixar a minha marca e saber que de alguma forma transformei vidas pelas ruas de Bogotá. Tenha a oportunidade você também se inscreva no processo de intercambio e assim como eu transforme sua vida e de muitas outras pessoas. Eterna gratidão por fazer um intercambio pela nossa querida ACM/FEFISO Sorocaba!
Guilherme Trevisam Intercâmbio Colômbia

O que falar de uma experiência inexplicável? É bem difícil, mas vou começar agradecendo a Deus por preparar o caminho que me trouxe até a FEFISO, uma instituição que me mostrou que fiz a melhor escolha, que é a Educação Física. E agradecer a FEFISO e a ACM por acreditar e confiar em mim para ser represente brasileira no Uruguai, momentos marcantes que jamais esquecerei. Através do processo de Intercâmbio “È pra lá que eu vou” fui capaz de romper minhas próprias barreiras e conhecer um novo mundo, viver situações distintas do tudo o que eu já havia vivido. Apesar do medo e da insegurança, descobri o quanto é maravilhoso desvendar o desconhecido e dedicar o seu melhor dia após dia, sem parar e sem cansar, pois nunca cansamos quando fazemos o que realmente amamos. Conheci pessoas incríveis, posso dizer que formei uma nova família, a Família ACJ, onde todos os dias compartilhamos momentos, palavras, sorrisos e aprendizados. Sou agradecida a ACM por me mostrar que sou capaz, que com dedicação e amor podemos sempre ir mais longe do que se pode imaginar. Voltei com sentimento de felicidade explodindo no peito e com metade do coração azul, branco e amarelo. Ser FEFISO é um amor que vou levar pra vida toda e me orgulho de dizer #EUFAÇOFEFISO #ÉPRALÁQUEEUFUI #URUGUAI
Barbara Chaves Intercâmbio Uruguai

Com a oportunidade que a FEFISO-ACM Sorocaba me proporcionou em realizar o Intercâmbio Internacional, pude crescer como pessoa e no meu futuro profissional, e assim adquirir novos conhecimentos, através de todas as experiências que vivenciei. Para concretização desse sonho #ÉPRALÁQUEEUVOU, houve uma contagem regressiva de aproximadamente 10 meses (Maio á Fevereiro) e que nunca chegava o tão esperado dia 02/02/2017, onde a ansiedade se manifestava e desde o principio a contagem progressiva para que esses dois meses jamais acabassem. Esses meses que vivi no México foi uma grande conquista, estando em outro país, com diferença de horário, outro idioma, outra família, novos amigos, um grande desafio estudantil, costumes típicos, ou seja, em 59 dias sendo uma típica mexicana e desfrutando dessa maravilhosa cultura. Temos que nos permitir sem medo dos novos desafios que aparecem, sendo cada oportunidade que apareça agarrar e aproveitar cada momento como se fosse o único, não deixando nada para depois! “Posso tentar explicar todos os acontecimentos, mas só vivenciando e sentindo para saber a emoção e gratidão que é passar dois meses no México. Uma experiência única e inesquecível, que levarei sempre na minha memória e em minha vida profissional!”
Monique Camargo Intercâmbio México

Como descrever a experiência que vivi na ACJ de Salto-Uruguay? Foram tantos momentos de aprendizagem, sensações únicas, desafios e foram feitos grandes laços de amizade, como se tivessem próximos a muito tempo, é tão complexo e envolve tantos sentimentos. Passar um mês nesse país foi certamente entender que somos capazes de enfrentar todas as situações, aprendendo a vencer as nossas inseguranças e buscando sempre o empoderamento. O intercâmbio “É PRA LÁ QUE EU VOU” possibilita essa grande bagagem, uma oportunidade pra toda vida. Mas encontrei uma maneira simples de explicar, acredito que nenhum de nós é somente um inteiro, são diversas partes que constituem e formam a nossa personalidade e vida. Partes como: Deus, família, amigos e uma grande instituição que instrui e confia nos seus alunos, a ACM/FEFISO. Sou eternamente grata!“É pra lá que eu vou me empoderar, deixar um legado e ser marcada pelas pessoas”
Milena Amaral Intercâmbio Uruguai

Eu passei 60 dias em Montevideo, no Uruguai, eu conheci os pontos turísticos da cidade, conheci uma das cidades mais bonitas do planeta, aprendi sobre uma nova cultura, conheci gente que eu nunca pensei que ia conhecer, mas, acima de tudo, esse intercâmbio que a Fefiso/ACM me proporcionou se tornou uma jornada de autoconhecimento acima de todas as expectativas. Eu particularmente sempre tive o sonho de fazer um intercâmbio desde os tempos de ensino médio e essa oportunidade sempre acabava escapando, quando me inscrevi no “E pra lá que eu vou” eu jamais imaginei que estaria escrevendo isso para vocês hoje. Eu me vi exercendo e aprendendo minha profissão em um outro país, eu representava a instituição, a faculdade, nosso país em um lugar totalmente desconhecido para mim; e meus amigos é uma sensação que só quem vive isso aqui entende. Quem tiver essa oportunidade não a perca, eu te garanto, você descobre um mundo novo de possibilidades, para sua profissão e pra quem você é. Serei eternamente grato por essa oportunidade que a Fefiso/ACM me deu. E é isso, eu já fui, agora passamos a bandeira pra você.... pra onde você vai?
Hugo Serafim Intercâmbio Uruguai

Fui contemplada em participar do programa É PRA LA QUE VOU, onde pude perceber que podemos e devemos desenvolver nosso empoderamento. Empoderamento esse que não só utilizei com as crianças, adolescentes e adultos da ACJ de Salto Uruguai, mas também nos nossos dia a dia, com nossa família, no ambiente de trabalho e na nossa comunidade. Esse intercâmbio me fez enxergar as pequenas coisas com outros olhos, com outros sentimentos, desenvolvi habilidades que não imaginava que possuía e compreendi o significado da palavra voluntário, acredito que deixei uma marquinha na vida daquelas crianças, como também jamais esquecerei aqueles rostinhos e sorrisos encantadores. Obrigada FEFISO, ACM SOROCABA e ACJ SALTO por poder servir com amor e satisfação. “Pois nem mesmo o filho do homem veio para ser servido e sim para servir a todos’’. Marcos 10:45.
Jéssica Lançoni Intercâmbio Uruguai

Através da ACM pude ter a oportunidade de viver dois meses na Cidade do México, onde passei por momentos únicos e simplesmente indescritíveis. Conheci pessoas novas, uma cultura nova e tive um crescimento muito grande tanto na minha vida profissional quanto na minha vida pessoal. Essa experiência superou todas as minhas expectativas, na qual sabia que passaria por muitos desafios, como o novo idioma, o modo de estudar dos mexicanos, como viver em uma das maiores metrópoles do mundo, etc. Mas, tudo isso foi superado com tranquilidade, pois as pessoas ao meu redor (família que me hospedou, alunos e professores da Universidade) me ajudaram e me deram suporte em tudo. Foram 60 dias que marcaram a minha vida, levarei essa experiência e aprendizado pela vida toda, sou muito grato a ACM por me proporcionar esse intercâmbio.
Israel Andrade Intercâmbio México

Com o intercâmbio evolui pessoalmente e profissionalmente, onde passei a ter mais confiança em mim e aprendi a dar mais valor nas mínimas coisas e nas mínimas emoções. Fiz verdadeiros amigos que levarei comigo para toda minha vida, agradeço a ACM Sorocaba por ter me dado essa oportunidade de vivenciar essa experiência incrível. Nos esportes busquei levar o modo que trabalhamos aqui na ACM Sorocaba, que é o enquadramento lúdico e construtivo buscando sempre a socialização e o desenvolvimento dos valores e o prazer de jogar. Já no acampamento que se encontrava em uma praia, aprendi muito com os peruanos, colombianos e alemães que lá estavam, onde todos os dias tínhamos o desafio de surpreender nosso público com atividades recreativas, integrativas e radicais como por exemplo uma descida nas dunas. Me senti em casa em Lima-Peru, com um povo muito receptivo e apaixonado pelos brasileiros facilitou minha adaptação na língua, culinária e cultura.
Beatriz Santos Intercâmbio Peru

A oportunidade do Intercâmbio para a Colômbia fez com que eu pudesse conhecer e conviver com pessoas que tem como único objetivo fazer a vida de crianças e adolescentes ser mais segura e digna. Essa experiência me fez crescer tanto na parte pessoal quanto profissional, agregando consciência e responsabilidade social na minha forma de enxergar o mundo. Tenho que agradecer a FEFISO, ACM Sorocaba e ACJ Bogotá, pela chance de poder fazer mais pelo outro, aplicando conhecimentos adquiridos na Faculdade.
Klaus Zagato Intercâmbio Colômbia

Com o intercâmbio evolui pessoalmente e profissionalmente, onde passei a ter mais confiança em mim e aprendi a dar mais valor nas mínimas coisas e nas mínimas emoções. Fiz verdadeiros amigos que levarei comigo para toda minha vida, agradeço a ACM Sorocaba por ter me dado essa oportunidade de vivenciar essa experiência incrível. Nos esportes busquei levar o modo que trabalhamos aqui na ACM Sorocaba, que é o enquadramento lúdico e construtivo buscando sempre a socialização e o desenvolvimento dos valores e o prazer de jogar. Já no acampamento que se encontrava em uma praia, aprendi muito com os peruanos, colombianos e alemães que lá estavam, onde todos os dias tínhamos o desafio de surpreender nosso público com atividades recreativas, integrativas e radicais como por exemplo uma descida nas dunas. Me senti em casa em Lima-Peru, com um povo muito receptivo e apaixonado pelos brasileiros facilitou minha adaptação na língua, culinária e cultura.
Lucas Belchior Intercâmbio Peru

O programa de intercâmbio contribuiu muito com a questão da minha autonomia e com novos conhecimentos, mesmo sendo um país próximo da nossa realidade foi uma nova cultura e uma nova língua. O mesmo assunto é abordado de forma diferente, sendo assim toda didática muda, isso nos enriquece e nos faz buscar novos desafios, nossa visão passa a ser ampliada, você começa a olhar tudo de outra forma.
Cesar Augusto Intercâmbio Uruguai

Sem dúvida alguma a melhor e maior experiência pessoal e profissional que pensei em ter algum dia. Esse um mês fora de casa, sem dormir na minha cama foi ímpar, e nem que eu quisesse descrever... isso seria impossível. Foi um momento que levarei por toda minha vida. Um mês intenso, onde mais do que aprender queria ensinar tudo que já aprendi. Conheci pessoas maravilhosas, e hoje posso dizer que tenho mais que amigos, irmãos e familiares na Argentina.

Foi pra lá que eu fui fazer a diferença, levando um pouco de todos que passaram por mim, e agora trazendo um pouco de todos os argentinos comigo, porque todos somos um.
Daniele Alves Intercâmbio Argentina

Vivi uma experiência de trabalho voluntário internacional na ACJ (Associacion Cristiana de Jovenes) de Salto Grande Uruguai, essa experiência foi possível através de uma parceira que existe entre as ACMs da América Latina. A ACJ de Salto Grande tem uma estrutura pequena mas em constante evolução e seu forte é o trabalho com crianças carentes (niños de la calle) e as colônias de verão e inverno, desenvolvi um trabalho com o judô tanto com as crianças carentes quanto com as crianças da colônia de verão. Creio que essa experiência me ajudou muito a crescer tanto como pessoa, quanto como profissional, é algo que levarei para o resto da vida e espero que os próximos que forem premiados em ter essa experiência aproveitam como aproveitei esse momento maravilhoso.

É pra lá que eu vou tentar fazer a diferença na vida das pessoas
Bruna Passos Intercâmbio Uruguai

Tive a oportunidade de realizar um intercâmbio internacional para a cidade de Lima/Peru, junto com mais quatro amigos. Participar desse programa foi um divisor de águas, agregando diversos aprendizados tanto para o lado profissional como pessoal, que serão levados por toda a vida. Apesar do pouco tempo que estive lá, conheci pessoas maravilhosas e cultivo amizades até hoje com alguns, aproveitei o máximo e pude fazer parte de experiências encantadoras, sem igual, e ainda tenho aquela sensação de “quero mais”. Espero ter feito a diferença, já que essa é a intenção do programa e dos participantes.

O programa É pra lá que eu vou é uma experiência ímpar, que enriquece e muda a vida de quem o faz. Tenho certeza que foi um divisor de águas em minha vida pessoal e profissional. Agradeço a todos envolvidos. Obrigado YMCA Sorocaba e YMCA Lima.
Elton Deivid Intercâmbio Peru

Experiência única, uma oportunidade inigualável para conhecer uma nova cultura, novas pessoas, novos métodos de trabalho, novos ideais. Posso dizer que foi com minha experiência em Lima que pude realmente compreender a verdadeira dimensão da ACM, onde pude conviver não apenas com os peruanos, como também com pessoas do Chile, Colômbia, Alemanha, bem como seus trabalhos em cada ACM. O intercâmbio também pode ser entendido como uma grande oportunidade para o autoconhecimento, onde se enfrenta situações e experiências que te marcarão por toda vida.

Sou profundamente grato pela oportunidade de ter participado desta experiência que influenciou em minha formação profissional e pessoal!
Luís Fernando Intercâmbio Peru

Ao realizar o intercâmbio, não tive dúvidas de que passei por momentos únicos. Sensações maravilhosas e experiências pra vida toda. Durante dois meses vivendo no México, passei por desafios esperados e inesperados. Conheci pessoas fantásticas, diferentes lugares e uma cultura riquíssima. O desafio de viver com um novo idioma e novos costumes, me proporcionou um enorme aprendizado. À medida que os dias se passavam, eu me surpreendia comigo mesma, superava meus limites e meus medos, e aprendia através de erros e acertos. Passei por experiências nunca vividas antes, dentre elas, o mergulho no mar e a apresentação de dança na TV mexicana. Simplesmente indescritível! Ao voltar para o Brasil, me senti mais confiante e preparada para novas conquistas. Venci as maiores fraquezas que eu tinha antes em relação ao intercâmbio. Trouxe comigo uma experiência única, incapaz de ser descrita com palavras. Laços de amizade e o carinho de uma família. Posso dizer que esse intercâmbio foi um grande sonho realizado pela ACM!

É pra lá que eu vou representar meu país, buscar conhecimentos, realizar um sonho e me capacitar para o mundo!
Licele de Fátima Intercâmbio México

Experiência única, pessoas mágicas, lugares incríveis, sensações e sentimentos inexplicáveis, historias inenarráveis... Algo que trago comigo e levarei para o resto de minha vida. Obrigado YMCA pelas oportunidades, obrigado ACM Sorocaba por acreditar no meu esforço e trabalho, obrigado ACJ Peru por cada momento vivido e por cada sorriso por onde eu passava. Feliz demais por viver tudo isso, e me sentir como me sinto! Gracias!

É pra lá que eu vou onde as pessoas nos ensinam com sua realidade, transformando e agregando em nossos princípios e valores, mostrando-nos na prática a amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo.
Henrique Bom João Intercâmbio Peru

A perspectiva de se realizar uma viagem de intercâmbio com absoluta certeza é algo que nos oferece o famoso "frio na barriga"! Há quem diga que sente como se houvessem borboletas no estomago! E devo concordar que estes são sintomas reais e inevitáveis! Porém, quando essa perspectiva vem acompanhada de uma história de mais de 170 anos em experiência de empoderamento pessoal é reconfortante poder ao menos fazer parte da construção de um novo capítulo nessa gloriosa história. Estar no Uruguai durante 2 meses podendo compartilhar experiências pessoais e profissionais foi sem dúvida alguma um dos momentos mais significativos que a ACM Sorocaba me proporcionou, justamente por ter a certeza de que em momento algum durante este tempo eu e minha parceira de viagem estivemos desamparados, seja pela receptividade e solicitude dos uruguaios ou pela organização e estrutura oferecida pela nossa "ACM matriarca". Foram 2 meses somente, porém com a magnitude de uma vida toda! Obrigado ACM/FEFISO Sorocaba! "Para que todos sejam um!"

Não tenha medo das novas ideias, elas podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Vitor de Castro Intercâmbio Uruguai