O curso de graduação em Educação Física articula a formação inicial e continuada, tendo como premissa a autonomia do(a) graduando(a) para o contínuo aperfeiçoamento, mediante diversas formas de aprendizado.

O objetivo geral da formação inicial e continuada do curso de Educação Física Licenciatura, ou seja, da formação de professoras e professores de Educação Física é qualificar esses profissionais para que sejam capazes de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito do Ensino Básico.

O Educador Físico é o profissional apto a atuar na educação formal desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Pretende-se que o egresso da FEFISO, por meio de uma sólida base práticateóricoprática (ALVES ,1998, 2002) e considerando que a formação dos professores se dá em rede num movimento práticateoriaprática - também é atravessado pelas experiências, compreensões e saberes que desenvolvemos ao longo de nossa trajetória, mesmo antes de entrarmos em um curso de formação de professores científica e interdisciplinar - tenham conhecimentos necessários para um magistério da Educação Física no ensino básico, transcendendo a imagem de um professor que privilegia somente o gesto motor e a prática dos esportes mais convencionais, atuando de forma ética e capacitado para envolver-se nos processos relacionados ao cotidiano escolar (identificar necessidades, investigar, planejar, executar, avaliar) respeitando a diversidade humana, o meio ambiente e promovendo a integração escola-comunidade, além de intervir, por meio dos conteúdos pedagógicos e específicos da área (manifestados pela cultura corporal), para uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.

As competências de natureza político-social, ético-moral, técnico-profissional e científica constituem a base do nosso projeto pedagógico, cuja matriz curricular enseja uma formação concebida, planejada, operacionalizada e avaliada com vista à aquisição, desenvolvimento de competências e habilidades, portanto o egresso do curso deverá articular os conhecimentos da Educação Física com os eixos/setores da saúde, do esporte, da cultura e do lazer e os da formação de professores.

Carga Horária Total: 3540 horas
Duração: 8 semestres

Etapa Básica
Disciplina CH PC EXT AI Docente
1º Semestre
Conhecimentos Anatômicos aplicados à Educação Física 80 Dr. Marco Aurélio S. Bonvino
Conhecimentos Biológicos aplicados à Educação Física 80 Me. Maurício C. de Oliveira
Organização esportiva 40 20 20 Me. Valentim L. Vieira
Jogos, Lazer e Recreação 40 20 Dr. Rodrigo da Silva Paiva
Ginástica Geral 40 20 Drª. Íris A. Santoro Cardoso
Pedagogia do Esporte 1 80 20 Dr. Kleber Trevisam
Nivelamento 40 Drª. Gisele de Oliveira
Projeto Integrador 1 40
2º Semestre
Conhecimentos da Cinesiologia aplicados à EF 80 Me. Eduardo Borges
Inclusão e Educação física 40 20 Drª. Íris A. Santoro Cardoso
Fund. Sócio filosóficos do Motricidade Humana 40 Esp. José Paulo Borges Neto
Atletismo 80 20 Dr. Kleber Trevisam
Educação Física, Saúde, Qualidade de vida e meio ambiente 40 20 Dr. Kleber Trevisam
Pedagogia do Esporte 2 80 20 Me. Valentim L. Vieira
Projeto Integrador 2 40
3º Semestre
Conhecimentos Bioquímicos e da nutrição aplicados à EF 40 Dr. Otávio A. S. Machado
Conhecimentos Fisiológicos aplicados à EF 40 Dr. Otávio A. S. Machado
Crescimento e desenvolvimento Humano 40 Drª. Evelin Moreno
Conceitos Étnicos e DH aplicados à EF 40 20 Esp. José Paulo Borges Neto
Ginásticas 80 20
Pedagogia do Esporte 3 80 20 Me. Valentim L. Vieira
Projeto Integrador 3 40 Esp. Nelson de Oliveira
4º Semestre
Psicologia aplicada à EF 40 Me. Crisálida Gonçalves
Aprendizagem motora 40 Dr. Rodrigo da Silva Paiva
Ritmo, expressão e dança 40 20 Drª. Íris A. Santoro Cardoso
Conhecimentos aplicados à Fisiologia do exercício 40 20 Dr. Otávio A. S. Machado
Pedagogia das Lutas 40 20 Professores convidados
Pedagogia do Esporte 4 80 20 Dr. Rodrigo da Silva Paiva
Projeto Integrador 4 40
Total CH
1100
PC
100
EXT
220
AI
200
Total
1620
CH - Carga horária | PC - Prática como componente curricular | EXT - Extensão | AI - Atividades integradoras
Etapa Específica
Disciplina CH CH 60 PC EXT AI Docente
5º Semestre
Didática e Currículo aplicados à EF 80 20 Drª. Íris A. Santoro Cardoso
Introdução à Educação e à EF 40 20 A definir
Educação Física no Ensino Infantil 40 20 40 Drª. Íris A. Santoro Cardoso
Prática/Metodologia de Pesquisa 1 40 20 Drª. Gisele de Oliveira
Projeto Integrador 5 40
Estágio 1 160 Me. Francisco A. Filho
6º Semestre
Política Educacional e EF 40 20 Dr. Rodrigo da Silva Paiva
EF no Ensino Fundamental 1 40 20 40 Me. Francisco A. Filho
Prática de Pesquisa 2 40 20 Drª. Gisele de Oliveira
Projeto Integrador 6 40
Estágio 2 160 Me. Francisco A. Filho
7º Semestre
Filosofia e sociologia da Educação 40 Esp. José Paulo Borges Neto
EF no Ensino Fundamental 2 40 20 40 Drª. Íris A. Santoro Cardoso
Pesquisa 3 60 Drª. Gisele de Oliveira
Projeto Integrador 7 40
Estágio 3 160 Me. Francisco A. Filho
8º Semestre
Libras 40 20 Esp. Nelson de Oliveira
Educação Física no Ensino Médio 40 20 20 Me. Evandro D. Corvino
Projeto Integrador 8 40
Projeto de extensão final 80 Dr. Maurício Massari
Estágio 4 160 Me. Francisco A. Filho
Atividades complementares 200
Total CH
200
CH 60
960
PC
300
EXT
100
AI
360
Total
1920
CH - Carga horária | PC - Prática como componente curricular | EXT - Extensão | AI - Atividades integradoras

R$ 1.1240,00 * (um mil duzentos e quarenta reais). Mensalidade referente ao ano de 2024.
* Os alunos possuem desconto pontualidade de 15% até a data de vencimento do boleto, de acordo com a opção escolhida no ato da matrícula (dia 10 ou 20 de cada mês).


[ Última Atualização: 27/02/2024 - 13:50 ]