Curso inovador da FEFISO em que, no modelo híbrido, o estudante verifica os conteúdos de forma online e faz atividades práticas presenciais. As aulas práticas podem ser realizadas tanto no período da manhã como no noturno!
O curso de graduação em Educação Física articula a formação inicial e continuada, tendo como premissa a autonomia do(a) graduando(a) para o contínuo aperfeiçoamento, mediante diversas formas de aprendizado.
O objetivo geral da formação inicial e continuada do curso de Educação Física Licenciatura, ou seja, da formação de professoras e professores de Educação Física é qualificar esses profissionais para que sejam capazes de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito do Ensino Básico.
O Educador Físico é o profissional apto a atuar na educação formal desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Pretende-se que o egresso da FEFISO, por meio de uma sólida base práticateóricoprática (ALVES ,1998, 2002) e considerando que a formação dos professores se dá em rede num movimento práticateoriaprática - também é atravessado pelas experiências, compreensões e saberes que desenvolvemos ao longo de nossa trajetória, mesmo antes de entrarmos em um curso de formação de professores científica e interdisciplinar - tenham conhecimentos necessários para um magistério da Educação Física no ensino básico, transcendendo a imagem de um professor que privilegia somente o gesto motor e a prática dos esportes mais convencionais, atuando de forma ética e capacitado para envolver-se nos processos relacionados ao cotidiano escolar (identificar necessidades, investigar, planejar, executar, avaliar) respeitando a diversidade humana, o meio ambiente e promovendo a integração escola-comunidade, além de intervir, por meio dos conteúdos pedagógicos e específicos da área (manifestados pela cultura corporal), para uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.
As competências de natureza político-social, ético-moral, técnico-profissional e científica constituem a base do nosso projeto pedagógico, cuja matriz curricular enseja uma formação concebida, planejada, operacionalizada e avaliada com vista à aquisição, desenvolvimento de competências e habilidades, portanto o egresso do curso deverá articular os conhecimentos da Educação Física com os eixos/setores da saúde, do esporte, da cultura e do lazer e os da formação de professores.
Carga Horária Total: 3200 horas
Duração: 8 semestres
Disciplina | CH Presencial (h) | CH Não Presencial (h) | ||||
1º | ||||||
Conceitos Anátomo Biológico e Educação Física | 100 | |||||
Ginástica Geral | 60 | |||||
Jogos, Lazer e Recreação | 60 | |||||
Organização Esportiva | 40 | |||||
Pedagogia do Esporte 1 | 100 | |||||
Projeto Integrador 1 | 40 | |||||
2º | ||||||
Atletismo | 100 | |||||
Conhecimentos da Cinesiologia aplicados à Educação Física | 80 | |||||
Educação Física, Saúde, Qualidade de vida e meio ambiente | 40 | |||||
Fundamentos Sócio Filosóficos do Motricidade Humana | 40 | |||||
Inclusão e Educação Física | 60 | |||||
Pedagogia do Esporte 2 | 100 | |||||
Projeto Integrador 2 | 40 | |||||
3º | ||||||
Conhecimentos Bioquímicos e da Nutrição aplicados à Educação Física | 40 | |||||
Conhecimentos Fisiológicos aplicados à Educação Física | 40 | |||||
Crescimento e desenvolvimento Humano | 40 | |||||
Educação Física, Direitos Humanos e Questões Étnicos-Raciais | 40 | |||||
Ginásticas | 80 | |||||
Pedagogia do Esporte 3 | 100 | |||||
Projeto Integrador 3 | 40 | |||||
4º | ||||||
Aprendizagem motora | 40 | |||||
Conhecimentos aplicados à Fisiologia do Exercício | 40 | |||||
Dança | 60 | |||||
Pedagogia das Lutas | 40 | |||||
Pedagogia do Esporte 4 | 100 | |||||
Projeto Integrador 4 | 40 | |||||
Psicologia e Educação Física | 40 | |||||
5º | ||||||
Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física Escolar | 40 | |||||
Educação Física no Ensino Infantil | 80 | |||||
Estágio 1 | 140 | |||||
Prática de Pesquisa 1 | 40 | |||||
Projeto Integrador 5 | 30 | |||||
6º | ||||||
Desenvolvimento Curricular em Educação Física Escolar | 40 | |||||
Desenvolvimento de Pesquisa e Orientação | 20 | |||||
Educação Física no Ensino Fundamental (anos iniciais) | 80 | |||||
Estágio 2 | 200 | |||||
Política e Organização do Ensino | 40 | |||||
Projeto Integrador 6 | 30 | |||||
7º | ||||||
Apresentação do T.C.C. | 40 | |||||
Educação Física no Ensino Fundamental (anos finais) | 100 | |||||
Estágio 3 | 190 | |||||
Filosofia e Sociologia da Educação | 40 | |||||
Projeto Integrador 7 | 30 | |||||
8º | ||||||
Atividades Complementares | 200 | |||||
Educação Física no Ensino Médio e EJA | 80 | |||||
Estágio 4 | 110 | |||||
Gestão de Carreira | 40 | |||||
Projeto Integrador 8 | 30 | |||||
Total | CH Presencial (h) 3200 |
CH Não Presencial (h) |
||||
CH - Carga horária |