Curso inovador da FEFISO em que, no modelo híbrido, o estudante verifica os conteúdos de forma online e faz atividades práticas presenciais. As aulas práticas podem ser realizadas tanto no período da manhã como no noturno!

O curso de graduação em Educação Física articula a formação inicial e continuada, tendo como premissa a autonomia do(a) graduando(a) para o contínuo aperfeiçoamento, mediante diversas formas de aprendizado.

O objetivo geral da formação inicial e continuada do curso de Educação Física Licenciatura, ou seja, da formação de professoras e professores de Educação Física é qualificar esses profissionais para que sejam capazes de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito do Ensino Básico.

O Educador Físico é o profissional apto a atuar na educação formal desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Pretende-se que o egresso da FEFISO, por meio de uma sólida base práticateóricoprática (ALVES ,1998, 2002) e considerando que a formação dos professores se dá em rede num movimento práticateoriaprática - também é atravessado pelas experiências, compreensões e saberes que desenvolvemos ao longo de nossa trajetória, mesmo antes de entrarmos em um curso de formação de professores científica e interdisciplinar - tenham conhecimentos necessários para um magistério da Educação Física no ensino básico, transcendendo a imagem de um professor que privilegia somente o gesto motor e a prática dos esportes mais convencionais, atuando de forma ética e capacitado para envolver-se nos processos relacionados ao cotidiano escolar (identificar necessidades, investigar, planejar, executar, avaliar) respeitando a diversidade humana, o meio ambiente e promovendo a integração escola-comunidade, além de intervir, por meio dos conteúdos pedagógicos e específicos da área (manifestados pela cultura corporal), para uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.

As competências de natureza político-social, ético-moral, técnico-profissional e científica constituem a base do nosso projeto pedagógico, cuja matriz curricular enseja uma formação concebida, planejada, operacionalizada e avaliada com vista à aquisição, desenvolvimento de competências e habilidades, portanto o egresso do curso deverá articular os conhecimentos da Educação Física com os eixos/setores da saúde, do esporte, da cultura e do lazer e os da formação de professores.

Carga Horária Total: 3200 horas
Duração: 8 semestres

Grade
Disciplina CH Presencial (h) CH Não Presencial (h)
Conceitos Anátomo Biológico e Educação Física 100
Ginástica Geral 60
Jogos, Lazer e Recreação 60
Organização Esportiva 40
Pedagogia do Esporte 1 100
Projeto Integrador 1 40
Atletismo 100
Conhecimentos da Cinesiologia aplicados à Educação Física 80
Educação Física, Saúde, Qualidade de vida e meio ambiente 40
Fundamentos Sócio Filosóficos do Motricidade Humana 40
Inclusão e Educação Física 60
Pedagogia do Esporte 2 100
Projeto Integrador 2 40
Conhecimentos Bioquímicos e da Nutrição aplicados à Educação Física 40
Conhecimentos Fisiológicos aplicados à Educação Física 40
Crescimento e desenvolvimento Humano 40
Educação Física, Direitos Humanos e Questões Étnicos-Raciais 40
Ginásticas 80
Pedagogia do Esporte 3 100
Projeto Integrador 3 40
Aprendizagem motora 40
Conhecimentos aplicados à Fisiologia do Exercício 40
Dança 60
Pedagogia das Lutas 40
Pedagogia do Esporte 4 100
Projeto Integrador 4 40
Psicologia e Educação Física 40
Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física Escolar 40
Educação Física no Ensino Infantil 80
Estágio 1 140
Prática de Pesquisa 1 40
Projeto Integrador 5 30
Desenvolvimento Curricular em Educação Física Escolar 40
Desenvolvimento de Pesquisa e Orientação 20
Educação Física no Ensino Fundamental (anos iniciais) 80
Estágio 2 200
Política e Organização do Ensino 40
Projeto Integrador 6 30
Apresentação do T.C.C. 40
Educação Física no Ensino Fundamental (anos finais) 100
Estágio 3 190
Filosofia e Sociologia da Educação 40
Projeto Integrador 7 30
Atividades Complementares 200
Educação Física no Ensino Médio e EJA 80
Estágio 4 110
Gestão de Carreira 40
Projeto Integrador 8 30
Total CH Presencial (h)
3200
CH Não Presencial (h)
CH - Carga horária

[ Última Atualização: 31/01/2025 - 15:00 ]