Encontros quinzenais para discussão de textos relevantes para a linha teórica e produção de textos e projetos
sociais inspirados pelas reflexões alavancadas nos encontros. O mesmo texto é discutido em dois encontros,
pois isto facilita a imersão nas ideias do autor e a possibilidade de retomada após pesquisas e debates do primeiro
encontro. Os textos devem ser de fácil acesso e enviados em versão digital para todos os participantes do grupo de
forma prévia ao encontro, possibilitando a leitura anterior e anotações. Os autores a serem debatidos são definidos
a cada semestre pelos docentes responsáveis, a partir das indicações, críticas, sugestões e encaminhamentos dos
alunos participantes do grupo de estudos. Os autores do semestre devem estar conectados por um tema, um guia mestre
que organiza os debates visando um sentido e direção para a produção do grupo. A duração de cada encontro é de uma
hora e meia, se possível, ou ao menos uma hora.
Para a produção de textos, adotaremos as seguintes estratégias: os alunos e docentes participantes do grupo compartilham
via grupo de e-mails ideias para projetos científicos, e para que os outros possam contribuir com críticas e sugestões
(ideia de produção coletiva); é estabelecido para o grupo um calendário acadêmico com todos os eventos do ano que o
grupo participará, para que todos possam submeter textos (ideia de participação na comunidade científica); ao final do
ano o grupo organiza um encontro para socializar os textos e reflexões produzidos, aberto para a comunidade científica
(ideia de extensão universitária); ao final de cada semestre os participantes do grupo (docentes e discentes) devem
sistematizar o conhecimento produzido (de forma individual ou coletiva, que pode ser o grupo todo ou pequenos grupos)
para socializar em artigos científicos ou, sendo otimista para o futuro, obras acadêmicas; é criado um blog ou página na
rede para discussões online, postagem dos artigos publicados, e divulgação dos propósitos, ideais e produção do grupo.
Blog do Grupo de Estudos em Pedagogia da Educação Física FEFISO