Este grupo de estudos está sem encontros em 2023, mas voltará em breve.
Quintas-feiras das 18h às 19h
Sextas-feiras das 11h às 12h
Prof. Doutor Rubens Antônio Gurgel Vieira
Discutir e refletir a Educação Física escolar como componente curricular da Educação Brasileira, além da Educação Física Educacional não formal (existente em ONGs, Associações, Instituições sociais, Centros Esportivos etc.). Pensar a escola; dar maior subsídio ao futuro professor da escola (além das disciplinas do currículo). Refletir sobre outros espaços onde a Educação Física pode servir como ferramenta de transformação social.
Encontros quinzenais para discussão de textos relevantes para a linha teórica e produção de textos e projetos sociais inspirados pelas reflexões alavancadas nos encontros. O mesmo texto é discutido em dois encontros, pois isto facilita a imersão nas ideias do autor e a possibilidade de retomada após pesquisas e debates do primeiro encontro. Os textos devem ser de fácil acesso e enviados em versão digital para todos os participantes do grupo de forma prévia ao encontro, possibilitando a leitura anterior e anotações. Os autores a serem debatidos são definidos a cada semestre pelos docentes responsáveis, a partir das indicações, críticas, sugestões e encaminhamentos dos alunos participantes do grupo de estudos. Os autores do semestre devem estar conectados por um tema, um guia mestre que organiza os debates visando um sentido e direção para a produção do grupo. A duração de cada encontro é de uma hora e meia, se possível, ou ao menos uma hora.
Para a produção de textos, adotaremos as seguintes estratégias: os alunos e docentes participantes do grupo compartilham via grupo de e-mails ideias para projetos científicos, e para que os outros possam contribuir com críticas e sugestões (ideia de produção coletiva); é estabelecido para o grupo um calendário acadêmico com todos os eventos do ano que o grupo participará, para que todos possam submeter textos (ideia de participação na comunidade científica); ao final do ano o grupo organiza um encontro para socializar os textos e reflexões produzidos, aberto para a comunidade científica (ideia de extensão universitária); ao final de cada semestre os participantes do grupo (docentes e discentes) devem sistematizar o conhecimento produzido (de forma individual ou coletiva, que pode ser o grupo todo ou pequenos grupos) para socializar em artigos científicos ou, sendo otimista para o futuro, obras acadêmicas; é criado um blog ou página na rede para discussões online, postagem dos artigos publicados, e divulgação dos propósitos, ideais e produção do grupo.

Blog do Grupo de Estudos em Pedagogia da Educação Física FEFISO
Canal no Youtube

RODRIGUES, Camila Pereira. Sentindo N(A) Dança: Estudo Sobre Sentimentos Expressos Através De Corpos Dançantes. Trabalho de Iniciação Científica, FEFISO, 2021

SILVA, Gilberto Cunha da. Psicologia do esporte no alto rendimento: fatores influenciadores no desenvolvimento de um perfil atleta. Trabalho de Iniciação Científica, FEFISO, 2021

ANTUNES, Larissa Camargo. Os Efeitos Da Ginástica Rítmica No Desenvolvimento Biopsicossocial De Crianças Desfavorecidas Socioeconomicamente. Trabalho de Iniciação Científica, FEFISO, 2021

BONETTO, P. X. R.; VIEIRA, R. A. G. Aleturgia do currículo cultural na Educação Física: experiências pedagógicas potencializadoras de subjetividades não-fascistas. Conexões, Campinas: SP, v. 19, e021032, 2021. ISSN: 1983-9030

VIEIRA, R. A. G.; BONETTO, P. X. R. Educação Física escolar na área de linguagens: virtualidades deleuzeguattarianas. In: MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; FARIAS, U. S. Linguagens na educação física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021.

LOPES, P. H. O. Aprendizagem Motora pela Filosofia da Diferença Possibilidades e deslocamentos.

OLIVEIRA, E. J. Educação menor e agenciamentos e intersecções e acontecimentos e desejos e aprendizagens e ...

VIEIRA, R. A. G. Esquizoaprendizagem como política cognitiva.

BONETTO, P. X. R.; VIEIRA, R. A. G. FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: problematizando o esporte e o movimento olímpico. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Ano VI, V. 1 – Jul. 2020.

ROSSI, R. Futsal in Field with Variable Dimensions. International Journal for Innovation Education and Research, Vol 8, No 08, 2020.

OLIVEIRA, E. J. Agenciamentos, desejo e aprendizagem: perspectivas do currículo cultural. Iniciação científica, FEFISO, 2020.

FURQUIM, Andressa Araújo. Uma Análise das Mulheres na Perspectiva dos Estudos Culturais. Iniciação Científica, FEFISO, 2020.

OLIVEIRA, Gabriela Andreotti Pinheiro. Aprendizagem Inventiva: Ensino de Ballet Clássico. Iniciação Científica, FEFISO, 2020.

LOPES, Paulo Henrique Oliveira. Aprendizagem Motora pela Filosofia da Diferença: possibilidades e deslocamentos. Iniciação Científica, FEFISO, 2020.

OLIVEIRA, E. J.; OLIVEIRA, G. A. P.; LOPES, P. H. O.; VIEIRA, R. A. G. Aprendizagem inventiva como resistência: por uma educação não fascista. Trabalho apresentado no VII Seminário de Pesquisa e VI Encontro de Egressos do PPGEd-So Ufscar.

FONTAO, L. ; GURGEL, R. HIP HOP: movimento cultural que movimenta a educação física escolar. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, v. 1, p. 44-54, 2017.

VIEIRA, R. A. G.; BONETTO, P. X. R. Aprendizagem inventiva na educação física escolar. Apresentação Oral CONBRACE 2019.

BONETTO, P. X. R; VIEIRA, R. A. G. O que pode o pós-estruturalismos na educação física escolar? Apresentação Oral CONBRACE 2019.

OLIVEIRA, E. J. Os currículos da Educação Física e a aprendizagem inventiva: recorte de uma escola de Sorocaba/SP. Pôster CONBRACE 2019.

CAMARGO, M. K. S. A emergência de uma nova episteme e o ensino superior de educação física. Pôster CONBRACE 2019.

GOES, J. P. PINHEIRO, R. A. A representação do(a) Professor(a) de Educação Física: imagens disponibilizadas nos websites das licenciaturas de universidades brasileiras, Formação Docente, Belo Horizonte, v.11, n.21, p.137-148, maio/agosto 2019.

FARIA, A. S.; VIEIRA, R. A. G. Mas isso também é futebol? Alguns pontos de vista sobre o esporte/brincadeira que para o país. Cadernos de Formação RBCE, p.34-46, set. 2018.

GOES, J. P. FURQUIM, A. A.; VIEIRA, R. A. G. A representação do(a) professor(a) de Educação Física: uma análise das imagens disponibilizadas pelas páginas das graduações em licenciatura das universidades brasileiras. Trabalho aceito no 8º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais/5º Seminário Internacional de Estudos Culturais, junho 2019.

OLIVEIRA, E. J.; MELO, P. C. R. Identidade(s) do(a) licenciado(a) em Educação Física: uma análise das grades curriculares do Brasil, México e Uruguai. Trabalho aceito no 8º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais/5º Seminário Internacional de Estudos Culturais, junho 2019.

LOPES, J. P. G.; CAMARGO, M. K. S. Educação Física Escolar, Corpo e Educação: debates sobre gênero e sexualidade. Rev. Bras. Educ. Fís. Escolar Ano IV, V. 2 – Nov. 2018 .

LOPES, J. P. G.; VIEIRA, R. A. G. Cultura e Educação Física - uma relação com os Estudos Culturais. Novas Edições Acadêmicas, 2018.

Produção do Grupo, Declaração - Isto não é um manifesto!

CAMARGO, Monique. Práticas discursivas: mulher e o esporte. Trabalho apresentado ao III Congresso Bienal da Associação Latina de Filosofia do Esporte. Maio/2018.

GOES, J. P. Grupos de Discussão: uma possibilidade metodológica. Ensaios pedagógicos. (Sorocaba), vol.2, n.1, jan./abr. 2018, p.34-44.

GURGEL, R. Relação entre técnica e criação no ensino de lutas. Trabalho apresentado ao III Congresso Bienal da Associação Latina de Filosofia do Esporte. FEF-USP, Maio/2018.

GURGEL, R. Uma discussão acerca da pedagogia sem sujeito como alternativa à pedagogia da identidade. Trabalho apresentado no IV Seminário Pensar de Otro Modo. Colômbia, Maio/2018.

GURGEL, R. A discussion of subjectless pedagogy as an alternative to identity pedagogy. Trabalho apresentado na 11th Deleuze and Guattari Conference. Unicamp, Junho/2018.

GURGEL, R. Relation between technique and creation in the teaching of struggles. Trabalho apresentado na 11th Deleuze and Guattari Conference. Unicamp, Junho/2018.

GURGEL, R.; BORGES, C.; MELO, V. Currículo(S), Dispositivo(S), Identidade(S), Subjetividade(S). Trabalho apresentado ao VII Seminário de Educação Física. São Paulo, Faculdade de Educação, Julho 2018.

MELO, V. “Extra! Extra! Extra! O futebol não veio da Inglaterra!” As práticas corporais com bola e a descolonização do currículo. Trabalho apresentado ao VII Seminário de Educação Física. São Paulo, Faculdade de Educação, Julho 2018.

MORISHITA, C. GURGEL, R.; Verdade e Subjetividade nas Redes Sociais. Trabalho apresentado no IV Seminário Pensar de Otro Modo. Colômbia, Maio/2018.

CARRETERO, W.; SILVA, W. S. Jogos Olímpicos 2016 no Brasil, 2016

CARRETERO, W.; SILVA, W. S. Lutas Diversificadas para a Diversidade da Educação Física Escolar, 2016

CARRETERO, W.; SILVA, W. S. Esportes radicais e urbanos: Parkour e Skate, 2016

BORGES, C. C. de O.; GURGEL, R.; MELO, V. C. de. Pensar a contemporaneidade de outros modos: contribuições da perspectiva foucaultiana e Deleuze-guattariana. Polêm!ca, v. 17, n.3, p. 38-59, julho, agosto e setembro 2017.

BORGES, C. C. de O. Políticas de Currículo da Educação Física e a Constituição dos Sujeitos. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 3., p. 841-854, jul./set. de 2017.

BORGES, C. C. de O.; MARIA, V. L. Circulação de Saberes Psi e Controle das Condutas em Currículos da Educação Física. Educação em Revista, v. 33, 2017.

CAMARGO, M. K. S. de. Tecnologia-Educação: Conflitos Geracionais na Formação em Educação Física. Trabalho oral apresentado no VII Fórum de Pós-graduação em Ciências do Esporte/IV Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica da Educação Física, 2017.

GURGEL, R. O ensino de lutas na educação física - relações e hibridizações entre campo escolar e não escolar. Trabalho oral apresentado no VII Fórum de Pós-graduação em Ciências do Esporte/IV Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica da Educação Física, 2017.

MELO, V. C. de.; NEIRA, M. G. Meu jogo, minhas regras: desconstruindo a mercadorização do brincar de pega-varetas. Cadernos de Formação RBCE, p.9-20, março 2017.

SEVERINO, C. E. da C. Aplicabilidade dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física no Ensino Médio. Trabalho oral apresentado no VII Fórum de Pós-graduação em Ciências do Esporte/IV Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica da Educação Física, 2017.

SILVA, V. de A. Jogos Eletrônicos e Cultura Corporal. Trabalho oral apresentado no VII Fórum de Pós-graduação em Ciências do Esporte/IV Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica da Educação Física, 2017.

CAMARGO, Monique. A Relação Tecnologia-Educação Nas Gerações Y & Z Dentro Da Educação Física. Trabalho de Iniciação Científica. Faculdade de Educação Física da ACM-Sorocaba, 2017

CAMARGO, Monique; VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. A Relação Tecnologia-Educação nas gerações Y & Z dentro da Educação Física

FERNANDES, Beatriz Andréa. A influência das brincadeiras cantadas na socialização das crianças de 3 a 5 anos na educação física infantil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, (São Paulo) 2015 Dez;29 Suplemento 9:R.23-R.38, página 30.

FONTÃO, Leandro; VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel Vieira. Hip Hop: movimento cultural que movimenta a Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, (São Paulo) 2015 Dez;29 Suplemento 9:R.23-R.38, página 19.

LOPES, João Pedro Góes; VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel Vieira. Educação Física Líquido Moderna. Biomotriz, v.11, n.11, Abril/2017.

LOPES, João Pedro Goes. Educação Física Brasileira: Uma perspectiva Líquido-Moderna.

LOPES, J. P. G.; VIEIRA, R. A. G. Cultura e Educação Física Escolar. Rebescolar - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, a.II, v.1, julho 2016.

MARTINEZ JUNIOR, M. Paulo Freire e o Currículo Cultural da Educação Física. Trabalho de conclusão de curso de especialização em Educação Física Escolar apresentado à FEFISO, 2015.

PANISE, Francine Jacquier; RODRIGUES, Ernani Quintino. Um olhar sobre a Cultura Corporal na Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, (São Paulo) 2015 Dez;29 Suplemento 9:R.23-R.38, página 32.

SILVA JUNIOR, J. V. da. Educação e Neoliberalismo, em busca de uma alternativa. Trabalho de conclusão de curso de graduação em Licenciatura em Educação Física apresentado à FEFISO, 2015.

SOUZA, T. Educação Física Escolar Construída sobre o Currículo Cultural. Trabalho de conclusão de curso de especialização em Educação Física Escolar apresentado à FEFISO, 2015.

VIEIRA, R. A. G.; NEIRA, M. G. Identidade docente no ensino superior de Educação Física: aspectos epistemológicos e substantivos da mercantilização educacional. Revista Movimento, Porto Alegre, v.22, n.3, 783-794, jul./set. de 2016.

VIERA, R. A. G. Identidades Docentes no Ensino Superior de Educação Física. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Educação da USP, 2013.

VIERA, R. A. G. O Ensino de Lutas na Educação Física - Relações e Hibridizações entre campo Escolar e Não Escolar.

BORGES, C. C. O.; GURGEL, R. MELO, V. C. Currículos da Educação Física como dispositivos de poder e saber. Grupo de Discussão apresentado ao VI SEMEF/FEUSP 2016.

BORGES, C. C. O. Tematizando a luta olímpica nas aulas de Educação Física. Relato de prática apresentado ao VI SEMEF/FEUSP 2016.

JOAQUIM, M. de O. X. Maracatu: O som da Nação. Relato de prática apresentado no VI SEMEF/FEUSP 2016.

MELO, V. de C. Meu Jogo, minhas regras: um ensaio sobre a mercadorização do jogo pega-varetas e primeiros passos no currículo cultural. Relato de Prática apresentado ao VI SEMEF/FEUSP 2016.

SILVA JUNIOR, W. S. Lutas diversificadas para a diversidade da educação física escolar. Relato de Prática apresentado ao VI SEMEF/FEUSP 2016.