A FEFISO estabelece neste projeto pedagógico de curso a oportunidade dos estudantes reunirem informações e relacioná-las às questões práticas que são inerentes à formação de professores de Educação Física, vivenciando-as sob a supervisão de um docente que atue como mediador no processo de articulação entre questões didáticas, teóricas, práticas e técnicas.

Cientes de que a formação desse professor requer a práxis, os estudantes terão a oportunidade de, no decorrer de todo o curso, ministrar aulas, não somente no ensino básico (para os matriculados no curso de licenciatura com os convênios firmados com as prefeituras de Sorocaba e região), como também, no projeto iniciação à docência em esportes.

Além da sólida formação teórica e interdisciplinar, a unidade teoria-prática estará presente durante todo o processo formativo do futuro professor de Educação Física. A articulação teoria-prática, portanto, no processo de formação docente, será fundada no domínio dos conhecimentos técnicos, científicos, didáticos e de extensão, sempre em conformidade com o ambiente de instituições educativas da educação básica.

O projeto da FEFISO para a prática de ensino pauta-se no desenvolvimento de todos os estudantes por meio de um currículo em que a prática docente favoreça a formação e estimule o aprimoramento pedagógico.

Para tanto, esse projeto divide-se em dois momentos: prática de ensino baseada em esportes e prática de ensino relacionada à atuação docente em ambiente escolar (para os matriculados no curso de licenciatura).

O objetivo é garantir, ao longo do processo formativo, efetiva e concomitante relação entre teoria e prática, ambas fornecendo elementos básicos para o desenvolvimento dos conhecimentos, aprendizagens e habilidades necessárias à docência.

O desenvolvimento das práticas de ensino será mediante dois momentos:

  1. Do primeiro ao quarto semestre de curso os estudantes serão orientados pelos professores das disciplinas de Pedagogia dos Esportes Coletivos (1 a 4), atletismo e práticas aquáticas. Os estudantes serão submetidos a regências em grupo para crianças em idade escolar (pertencentes ao Projeto Sementinha). Sempre com a presença do docente responsável pelo componente curricular.
  2. Do quinto ao oitavo semestre os estudantes deverão realizar as regências nas diversas etapas e modalidades da educação básica (infantil, fundamental – 1 e 2 – e médio), sempre com acompanhamento do docente responsável pelo componente curricular.

Fotos PID