A FEFISO estabelece neste projeto pedagógico de curso a oportunidade dos estudantes reunirem informações e relacioná-las às questões práticas que são inerentes à formação de professores de Educação Física, vivenciando-as sob a supervisão de um docente que atue como mediador no processo de articulação entre questões didáticas, teóricas, práticas e técnicas.
Cientes de que a formação desse professor requer a práxis, os estudantes terão a oportunidade de, no decorrer de todo o curso, ministrar aulas, não somente no ensino básico (para os matriculados no curso de licenciatura com os convênios firmados com as prefeituras de Sorocaba e região), como também, no projeto iniciação à docência em esportes.
Além da sólida formação teórica e interdisciplinar, a unidade teoria-prática estará presente durante todo o processo formativo do futuro professor de Educação Física. A articulação teoria-prática, portanto, no processo de formação docente, será fundada no domínio dos conhecimentos técnicos, científicos, didáticos e de extensão, sempre em conformidade com o ambiente de instituições educativas da educação básica.
O projeto da FEFISO para a prática de ensino pauta-se no desenvolvimento de todos os estudantes por meio de um currículo em que a prática docente favoreça a formação e estimule o aprimoramento pedagógico.
Para tanto, esse projeto divide-se em dois momentos: prática de ensino baseada em esportes e prática de ensino relacionada à atuação docente em ambiente escolar (para os matriculados no curso de licenciatura).
O objetivo é garantir, ao longo do processo formativo, efetiva e concomitante relação entre teoria e prática, ambas fornecendo elementos básicos para o desenvolvimento dos conhecimentos, aprendizagens e habilidades necessárias à docência.
O desenvolvimento das práticas de ensino será mediante dois momentos: