A FEFISO mantém, com recursos próprios, o Projeto Sementinha. Sua gênese desde ano 1986 a qual trata-se de um projeto que visa oferecer um espaço inclusivo e protetivo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social por meio de atividades (desportivas, sociais, culturais, de educação e lazer) como meio de inserção social, o fortalecimento dos vínculos relacionais e protagonismo social.

O referido projeto tem como público alvo crianças e adolescentes de 7 a 14 anos com. São oferecidas 30 vagas para o período da manhã, 30 para o período da tarde e 100 vagas para os sábados. Para o desenvolvimento deste projeto são mobilizados os serviços de: 01 Secretário Geral, 01 Coordenador; 01 Assistente Social; 01 Auxiliar Administrativo, 02 Profissionais de Educação Física e 03 voluntários. Há no projeto, também, a presença de alunos da FEFISO realizando estágios, regências (por meio do projeto PID – Programa de iniciação à docência) e trabalhos voluntários, que são de extrema importância para que os objetivos da faculdade sejam alcançados, como propiciar atitudes reflexivas por meio de formação contínua no contato com a população, suas necessidades e contradições, objetivando articular o ensino, a prática e a pesquisa e proporcionar/estimular transformações sociais positivas.

Desde 2017 a FEFISO mantém o Projeto de Iniciação à docência em esportes em que os estudantes, orientados pelos docentes, ministram regências às crianças e adolescentes do projeto sementinha. O referido projeto de iniciação à docência é um grande diferencial da formação desses estudantes, pois, além de incrementar qualidade à formação e experiência pedagógica, constitui-se um projeto de extensão comunitária.

Como metodologia, além do projeto de iniciação ao esporte, as atividades são ministradas por profissionais e estagiários de educação física, por meio de oficinas socioeducativas que visam o desenvolvimento integral do educando, despertando o respeito mútuo, o censo crítico, a responsabilidade, entre outras atitudes que norteiam o convívio social. O atendimento é realizado no período de contra turno escolar e tem como critério fundamental de participação estar regularmente matriculado e frequentando as aulas.

A proposta de trabalho parte do Artigo 53 do ECA que assegura: “A criança e ao adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”.

São desenvolvidas várias oficinas, tais como: Iniciação Esportiva (futebol, treino de futsal, voleibol, basquete, natação, atletismo, ginástica), Oficina Pedagógica (acompanhamento escolar), Balé, Oficina de Informática, Brinquedoteca, Curso de Liderança, Ênfase Cristã, Oficina de Leitura e Conversa.

Além das oficinas relacionadas acima o projeto também oferece o momento do lanche, da escovação e da higiene (banho). As atividades são realizadas na própria ACM diariamente de segunda a sexta-feira no período da manhã (das 08:00 as 11:15 horas) e tarde (14:00 as 17:00 horas), ambos períodos tem duração diária de três horas de atividades. Aos sábados o projeto funciona das 8h às 12:30h.