O que é a FEFISO/ACM?

A Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba, Autorizada e Reconhecida pelo Decreto Federal n° 73452 de 14-01-74, pg. 408, é um Estabelecimento isolado de Ensino Superior mantido pela Associação Cristã de Moços com sede em Sorocaba.
A FEFISO atua, portanto, há mais de 42 anos com a preparação de profissionais de Educação Física para a sociedade de Sorocaba e região, sempre atenta às alterações da legislação brasileira, às diretrizes curriculares e à qualidade do ensino prestado. Atualmente, e em concordância com a legislação vigente, a FEFISO oferece, o curso de Licenciatura de Graduação Plena e o curso de Bacharelado em Educação Física, com Projetos Pedagógicos próprios.

Maiores informações:
Licenciatura em Educação Física
Bacharelado em Educação Física

Missão

Formar e especializar professores e profissionais com qualidade para exercer atividades docentes, técnicas e de administração, respeitando a diversidade cultural, os valores humanos, o meio ambiente e a ética, promovendo, assim, a solidariedade e a inclusão social, visando a formação de cidadãos críticos, capazes e qualificados para contribuir positivamente para a sociedade.


Visão

A visão da FEFISO é transformar a paixão de pessoas em profissão, por meio de um ensino de qualidade e de convivência ética, humana e educativa.


Valores

Conhecimento – que norteia qualquer formação humana. Conhecimento no sentido de ser uma instituição em constante processo de aprendizado, atualização, produção e reflexão de conhecimento juntamente à comunidade discente; Responsabilidade – social, pois auxilia na formação de professores que atuarão na sociedade brasileira; como dever, pois como instituição de ensino tem como obrigação ser responsável; Amor – amor no sentido de ação. Amor traduzido em comportamento e pela escolha em ter sentimentos positivos a respeito de todos, com a certeza de que traz motivação natural de conhecimento e resultados básicos, tais como: paciência, bondade, respeito, abnegação, humildade, serviço e perdão; Sentir as necessidades de nossos alunos e não apenas seus desejos; Respeito – respeito aos saberes dos alunos e consequentemente apreço e consideração pelo ato educacional (ação educativa entendida como a reflexão de conhecimentos que envolvem a todos os envolvidos. E não tem no professor o centro do processo); Felicidade – ambiente feliz, ambiente prazeroso e agradável. A FEFISO é entendida como uma instituição que, pelo ambiente oferecido, produz e reproduz felicidade.


Planos de Metas e Ações FEFISO - 2017-2021
Metas
Promover a oferta dos cursos de graduação na modalidade presencial e a permanente atualização dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) com constante análise do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e acompanhamento próximo da CPA e de seus relatórios.
Promover e ampliar a oferta dos cursos de pós-graduação lato-sensu, na modalidade presencial em consonância com as normas estipuladas pelo Conselho Nacional de Educação.
Desenvolver atividades de pesquisa e extensão no âmbito da Educação Física.
Manter programas de capacitação do corpo docente e programas de auxílio ao aumento da titulação acadêmica.
Manter a organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade da congregação/colegiado, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos de toda a comunidade nos processos decisórios.
Manter programas de capacitação do corpo técnico administrativo e sua constante atualização nos assuntos relacionados aos cursos oferecidos e às legislações pertinentes.
Promover condições adequadas para o acesso e a permanência de alunos.
Promover o acompanhamento dos egressos.
Proporcionar à comunidade acadêmica a oferta de infraestrutura (com acessibilidade) física, tecnológica e acadêmica atendendo às necessidades dos cursos de Educação Física.
Fortalecer a autoavaliação institucional (CPA).
Busca pela elevação dos patamares de qualidade dos cursos alinhados à avaliação externa e interna dos cursos e da IES.
Manter Política de internacionalização.
Implementação de uma política para a modalidade de ensino a distância.
Manutenção e ampliação de convênios e parcerias.
Manutenção de projetos de responsabilidade social.
Criação e manutenção de ações e projetos voltados a: política de preservação do meio ambiente, questões étnico-raciais, direitos humanos, valorização da diversidade, memória e patrimônio cultural e produção artística.
Comunicação com a sociedade.
Manter o equilíbrio financeiro da IES.